Língua Portuguesa (joyceadm)

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SIMULADO 11 - GABARITO

Mensagem  Lo Viana em Sex Set 11, 2009 7:57 am

SIMULADO 11 - GABARITO

1 - E
2 - B
3 - D
4 - B
5 - A


Desculpem o atraso...
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Lo Viana

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Fabi em Sex Set 11, 2009 3:22 pm

Alguém poderia apontar os erros na questão 4.

inter
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Fabi

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QUESTÃO 4

Mensagem  Convidad em Sex Set 11, 2009 4:01 pm

Os fatores que acarretaram na maior credibilidade ao sistema de punição da sociedade ainda encontram resistência e incitam a lutas.

O que está errado na letra "e" da questão 4?
Bom, acarretaram está com dois complementos preposicionados...mas eu não sei qual tirar? Socorro Looo!!! haha

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Lo Viana em Sex Set 11, 2009 4:59 pm

Olá, meninas!

Nas questões 04 e 05, marque o item em que a regência empregada atende ao que prescreve a norma culta da língua escrita.

04- a) Trata-se o interrogatório de uma prática regulamentada, que obedece a procedimento bem definido.

O verbo TRATAR quando PRONOMINAL e com sentido de DIZER RESPEITO A é CONJUGADO APENAS NA 3ª PESSOA, e sempre com SUJEITO INDETERMINADO.
Como neste período o sujeito é O REGULAMENTO, não se pode usar TRATA-SE, e sim TRATA.

Trata o regulamento de uma prática regulamentada...

b) A prisão, local de execução da pena, é, ao mesmo tempo, local de observação dos indivíduos punidos, o que implica dois dispositivos essenciais: manter o prisioneiro sob olhar permanente e contabilizar todas as anotações a respeito dele.
Dúvidas aqui?

c) Para analisar o investimento político do corpo e a microfísica do poder, é preciso renunciar – no que se refere o poder – a oposição violência- ideologia, ao modelo do contrato ou da conquista.

REFERIR-SE A ALGUMA COISA --> no que se refere AO poder.
RENUNCIAR pode ser VTD ou VTI (essa eu não sabia...rs), então o resto está ok.


d) Foi feito um longo trabalho para impor a percepção que se tinha dos delinqüentes contornos bem determinados, apresentá-los como bem próximos, presentes em toda parte e, em toda parte, temíveis.
Aqui eu não consegui nem entender a frase...rssss Mas acho que o problema de regência é em impor.
IMPOR alguma coisa A alguém ..> VTDI --> Impor contornos bem determinados À percepção que se tinha dos delinquentes.


e) Os fatores que acarretaram na maior credibilidade ao sistema de punição da sociedade ainda encontram resistência e incitam a lutas.

ACARRETAR alguma coisa = ocasionar --> VTD --> acarretam maior credibilidade

INCITAR alguma coisa = provocar, instigar --> VTD --> incitam lutas.
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Convidad em Sex Set 11, 2009 5:37 pm

Nossa Lo, eu jurava que o verbo acarretar era VTI e cuja regência seria "em". Mas em alguns casos ele pode ser usado dessa forma?
Obrigadinha!

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Lo Viana em Sab Set 12, 2009 1:08 pm

Não...

só se for ACARRETAR alguma coisa PARA ALGUÉM.


O que eu acharia bem esquisito...rsrs....mas ACHO não estaria errado. Agora, ACARRETAR EM alguma coisa, NÃO.
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Convidad em Sab Set 12, 2009 2:10 pm

Ok, obrigada Lo!
Joia

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Fabi em Sab Set 12, 2009 3:42 pm

Muito obrigada Lo.

sunny
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SIMULADO 12 - SEMANA 13/09 - GABARITO 17/09

Mensagem  Lo Viana em Dom Set 13, 2009 10:34 am

OK, MENINAS!

------------------------------

SIMULADO 12 - GABARITO EM 17/09

Leia o texto seguinte para responder às questões de 01 a 03.

Vinte e quatro séculos atrás, Sócrates,
Platão e Aristóteles lançaram as bases do estudo
científico da sociedade e da política. Muito
se aprendeu depois disso, mas os princípios
que eles formularam conservam toda a sua
força de exigências incontornáveis. O mais
importante é a distinção entre o discurso dos
agentes e o discurso do cientista que o analisa.
Doxa (opinião) e episteme (ciência) são os
termos que os designam respectivamente, mas
estas palavras tanto se desgastaram pelo uso
que, para torná-las novamente úteis, é preciso
explicar o seu sentido em termos atualizados.
Foi o que fez Edmund Husserl com a distinção
entre discurso “pré-analítico” e o discurso tornado
consciente pela análise de seus significados
embutidos.
Por exemplo, na linguagem corrente, podemos
opor o comunismo ao anticomunismo
como duas ideologias. No entanto, comunismo
é uma ideologia, mas o anticomunismo não é
uma ideologia, é a simples rejeição de uma
ideologia.
É analisando e decompondo compactados
verbais como esse e comparando-os com os
dados disponíveis que o estudioso pode chegar
a compreender a situação em termos bem
diferentes daqueles do agente político. Mas
também é certo que os próprios conceitos científicos
daí obtidos podem incorporar-se depois
no discurso político, tornando-se expressões da
doxa. É isso, precisamente, o que se denomina
uma ideologia: um discurso de ação política
composto de conceitos científicos esvaziados
de seu conteúdo analítico e imantados de carga
simbólica. Então, é preciso novas e novas análises
para neutralizar a mutação da ciência em
ideologia.

01- Indique o item que está de acordo com as idéias desenvolvidas no texto.

a) É no conhecimento produzido pelos filósofos da Grécia Antiga que se encontram as mais consistentes análises científicas a respeito de política e sociedade.
b) Boa parte da produção científica do mundo contemporâneo distancia-se dos axiomas formulados por Sócrates, Platão e Aristóteles, devido à incompatibilidade entre princípios filosóficos e rigor formal da ciência.
c) Os discursos dos agentes políticos devem ser rechaçados porque se fundamentam na ‘doxa’, não contemplando, portanto, os conceitos científicos vigentes.
d) O discurso ‘pré-analítico’ prescinde de análise da realidade concreta e caracteriza-se por abordar os significados implícitos dos enunciados produzidos na instância pública.
e) O esvaziamento de significado a que os conceitos científicos estão sujeitos pelo seu uso em instâncias sociais não exclusivamente científicas gera a necessidade de renovação de terminologia na ciência.

02- Assinale o item que expressa uma idéia depreendida dos sentidos explícitos e implícitos que compõem a rede temática do texto.
a) Apesar de os princípios filosóficos carregarem em si uma regulação e se basearem exclusivamente na 'doxa', eles sobrevivem às contingências históricas, como bem o demonstra a atualidade dos princípios formulados na Grécia Antiga.
b) Por meio do conhecimento científico, as sociedades buscam interpretações da realidade que não se orientem na ideologia, cabendo, portanto, à ‘episteme’ a análise crítica dos discursos que circulam na sociedade.
c) A formação da corrente de pensamento anticomunista exemplifica a supremacia do discurso epistemológico e representa a reação da sociedade a análises subjetivas dos fatos históricos.
d) A ciência tende a tornar-se cada vez mais dogmática e menos neutra, intensificando, portanto, seus procedimentos persecutórios perante os discursos dos agentes políticos que banalizam conceitos científicos.
e) Os filósofos gregos previram a mutação da ciência em ideologia, ao analisarem a força simbólica que esta assume nos discursos hegemônicos dos agentes políticos.


03- Marque com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas. Indique, em seguida, a seqüência correta.
( ) Mantém-se a correção gramatical substituindo-se a expressão ‘Vinte e quatro séculos atrás’(l.1) por ‘Há vinte e quatro séculos’ ou por ‘Fazem vinte e quatro séculos’.
( ) A oração ‘Muito se aprendeu depois disso’(l.3 e 4) poderia ser substituída por ‘Aprenderam-se muitas coisas depois’, preservando-se o sentido e a correção gramatical do texto.
( ) Compromete-se a clareza do texto e há prejuízo para a correção gramatical do período se o pronome da expressão ‘estas palavras’(l.11) for substituído por ‘essas’.
( ) A oração ‘que é preciso explicar o seu sentido em termos atualizados’(l.12 e 13) expressa conseqüência, sendo correto, portanto, substituir ‘que’ pelo conector ‘porquanto’.
( ) No segundo parágrafo, predomina a articulação semântica e sintática de oposição na produção de sentido dos enunciados.
a) F, V, F, F, V
b) F, F, F, F, V
c) V, V, V, F, F
d) F, F, V, V, V
e) V, F, F, V, V

04- Assinale o item que está de acordo com a norma culta da língua escrita.
a) Ficou claro, em uma pesquisa da AT Kearney, divulgada há uma semana, a preocupação dos investidores em relação a maior economia do mundo, a qual antes se limitava aos mercados emergentes. Segundo a pesquisa, as contas externas do Brasil registram déficit em transações correntes de US$ 3 bilhões, que pode ser bancado pela entrada de US$ 15 bilhões de investimentos estrangeiros diretos.
b) Para os membros da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), a qual os acordos internacionais são submetidos, cabe ao Brasil novas solicitações de empréstimos ao Fundo Monetário Brasileiro se este retirar do superávit primário os investimentos das empresas públicas e der prioridade ao crescimento da economia.
c) Um dos senadores integrantes da CAE manifestou-se contra qualquer acordo com o FMI e a favor de uma auditoria na dívida externa brasileira, haja vista os pagamentos já feitos corresponderem a valor superior ao que o Brasil devia aos credores.
d) Resta ainda, segundo alguns senadores, os necessários recuos do FMI em sua posição de impedir investimentos de instituições como BNDES, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Para eles, deve existir mudanças nessas regras. Caso contrário, consideram inadequado, sob qualquer pretexto, a renovação do acordo.
e) O Fundo Monetário Internacional deixou de disciplinar a paridade das moedas, cuja a função foi criada há 59 anos para contentar-se com o craxá de auditor de confiança dos bancos credores nas contas e nos planos dos governos devedores, sem entrar no mérito do formato, do conteúdo e da seqüela dessa assistência.

05- Assinale o item em que são atendidas as prescrições gramaticais da língua culta escrita.
a) O Banco Mundial (Bird) constatou que grande parte dos países gasta mal os recursos que investe no social e, assim, as Metas de Desenvolvimento do Milênio – que prevêm a redução da pobreza a metade até 2015 – correm risco de não ser alcançadas.
b) Grandes melhoras nas condições humanas, conforme adverte o Bird, só vai acontecer se as camadas de renda mais baixas da população tiverem acesso a serviços essenciais. Embora renda e desempenho dos indicadores sociais estejam fortemente associados, o relatório do Bird garante que seria necessário, para que os países de baixa renda atinjam as metas, taxas altas de crescimento econômico.
c) Impressionou ao Banco Mundial o fato de que 56% dos estudantes brasileiros esteja no nível
um (o mais baixo entre os cinco níveis da escala usada pelo Bird) de leitura, enquanto nos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média é de 18%.
d) A economista sênior do Banco Mundial evitou polemizar sobre o assunto, mas disse que, embora hajam experiências de sucesso em Cuba, falta por lá o acesso da população ao governo. O que o banco considera uma das perdas fundamentais do processo de ampliação do acesso aos serviços para os pobres.
e) Para o Bird, não adianta gastar mais se não forem feitas reformas nas instituições que prestam serviço à comunidade, de modo que se passe a dar foco maior à população mais pobre. O relatório dá a entender que se aplicam mal verbas nas áreas de saúde e de educação e desperdiçam-se os recursos.

06- Marque o item em que o emprego da vírgula está correto e mantém a coerência do enunciado.
a) Nos estudos sobre violência, normalmente, são analisadas as relações de poder entre grupos ou classes e focalizadas, especialmente, as ações individuais ou coletivas, que buscam, na defesa de seus respectivos pleitos sociais, anular a força do adversário.
b) Numa direção diferente, penso em abordar a violência a partir da visão que o indivíduo de elite tem de seu destino socioindividual. A escolha desse ponto de vista deve-se a duas razões principais. A primeira concerne ao poder, que tem tal indivíduo de formar mentalidades.
c) As elites brasileiras monopolizam a maior parte das riquezas materiais do país e os instrumentos, que consagram normas de comportamentos e aspirações como recomendáveis e desejáveis. Seu valor estratégico, no que concerne a mudanças sociais, é, por esse motivo, de grande importância.
d) A segunda razão diz respeito à possibilidade de entender mais facilmente “como e em que pensam as elites”, dado o hábito cultural que têm de tematizarem a si mesmas. Nas camadas populares, tomar a própria subjetividade como objeto de preocupação e discurso público é uma exceção; nas elites, esse hábito é a regra.
e) Nesse sentido, alguns pensadores mostraram que a contingência das imagens, que temos “do que é ser humano”, pode levar-nos a desconhecer o outro como um semelhante. Ao contrário do ódio, da rivalidade explícita ou do temor diante do adversário, que ameaça privar-nos do que julgamos fundamental para nossas vidas, o alheamento consiste numa atitude de distanciamento, em que a hostilidade ou o vivido persecutório são substituídos pela desqualificação do sujeito como ser moral.

07- O texto adaptado de Hindenburgo Pereira Diniz, Advertência importante, (Correio Braziliense, 17/03/2003) foi fragmentado para compor as opções abaixo. Assinale o trecho que foi transcrito desrespeitando as regras gramaticais.
a) Tendo em vista as limitações da estrutura empresarial brasileira e a conveniência de resguardarem-se certos segmentos sob controle nativo, jamais acreditei que o progresso floresça beneficamente entre nós sem a presença ativa do Estado nas áreas da segurança (interna e externa), educação, saúde, infraestrutura, tecnologia e promoção de fomento financeiro de longo prazo às atividades produtivas conduzidas pela iniciativa privada.
b) Por certo, a mesma conclusão não é necessariamente válida nas economias ricas, animadas por atores e coadjuvantes sadios e preparados, dotadas de condições estruturais avançadas e eficazes, centros de iniciativas privadas importantes e florescentes.
c) Da mesma forma, é preciso considerar-se a situação do equilíbrio monetário interno. Sem dinheiro relativamente estável, fica difícil, mesmo para leigos conscientes, imaginar solução respeitável preocupada apenas com a importância maior do crescimento material.
d) Desequilibrando-se monetariamente demais, as proporções dos valores relativos desaparecem as condições de utilizar a moeda como meio eficiente de promover à expansão econômica. Contudo, não cabe deixar de priorizar melhor destino a metas permanentes.
e) Portanto, nesta etapa ainda inicial da história da humanidade (do homo economicus), tudo recomenda cuidado com a sanidade desse instrumento essencial à realização completa de nossas necessidades materiais e dos sonhos que estimulam a ação dos empreendedores.
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  jeani_bs em Seg Set 14, 2009 11:55 pm

1)E
2)D
3)A
4)C
5)E
6)A
7)D


Eita!
=]
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Convidad em Ter Set 15, 2009 7:57 pm

d
b
e
b
d
d
c

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S

Mensagem  Lo Viana em Qui Set 17, 2009 4:50 pm

SIMULADO 12 - GABARITO

1 - E
2 - B
3 - A
4 - C
5 - E
6 - D
7 - D


Eita...esse foi bem "traumatizante" para a estréia das 7 questões, não?
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  jeani_bs em Qui Set 17, 2009 5:30 pm

QUAL O ERRO ???

06- Marque o item em que o emprego da vírgula está correto e mantém a coerência do enunciado.
a) Nos estudos sobre violência, normalmente, são analisadas as relações de poder entre grupos ou classes e focalizadas, especialmente, as ações individuais ou coletivas, que buscam, na defesa de seus respectivos pleitos sociais, anular a força do adversário.


(traumatizante mesmo!!!)
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  joneselder em Qui Set 17, 2009 6:08 pm

Tão traumatizante que eu nem tive tempo de postar as minhas respostas...rs
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Lo Viana em Sex Set 18, 2009 8:41 am

kkkkkkkkk....Alias, essa semana foi de simulados traumatizantes, pelo menos pra mim......

Vamos la....


QUAL O ERRO ???

06- Marque o item em que o emprego da vírgula está correto e mantém a coerência do enunciado.
a) Nos estudos sobre violência, normalmente, são analisadas as relações de poder entre grupos ou classes e focalizadas, especialmente, as ações individuais ou coletivas, que buscam, na defesa de seus respectivos pleitos sociais, anular a força do adversário.

Então, Jeani....foi dificil pra mim tbm....Considerei erradas as duas vírgulas aí em vermelho. Entendi que elas separam o verbo BUSCAR de seus complementos (os objetos) e isto não pode acontecer.

na defesa de seus respectivos pleitos sociais >>> OI
anular a força do adversário >>> é uma oração, mas exerce a função sintática de OD

BUSCAR algo em algum lugar >>> VTD e VTI.

Não importa a ordem os objetos, mas eles não podem ser separados do verbo por vírgulas, parenteses ou equivalentes.

Ajudou??
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Lo Viana em Sex Set 18, 2009 8:45 am

Aproveitando.......eu errei a questão 02... Embarassed

Se por acaso alguém puder comentar....

Obrigada....
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  joneselder em Sex Set 18, 2009 10:54 pm

Bem, eu marquei essa como errada porque eu considerei que as vírgulas estão separando uma locução verbal.

as ações individuais ou coletivas, que buscam, na defesa de seus respectivos pleitos sociais, anular a força do adversário.

O correto, na minha opinião, seria:

as ações individuais ou coletivas, que buscam anular , na defesa de seus respectivos pleitos sociais, a força do adversário.

Faz sentindo ou eu viajei? rs

..........

Lo, eu comento a 2 amanhã, ok?

Bom fds!


jeani_bs escreveu:QUAL O ERRO ???

06- Marque o item em que o emprego da vírgula está correto e mantém a coerência do enunciado.
a) Nos estudos sobre violência, normalmente, são analisadas as relações de poder entre grupos ou classes e focalizadas, especialmente, as ações individuais ou coletivas, que buscam, na defesa de seus respectivos pleitos sociais, anular a força do adversário.


(traumatizante mesmo!!!)
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  joneselder em Sab Set 19, 2009 7:37 pm

Lo,

Eu pensei que eu tinha acertado a 2, mas eu também errei.

Até consigo encontrar a alternativa B como sendo a correta, mas não consigo eliminar todas as outras.

Sempre que eu respondo a perguntas de interpretação de textos, eu digo a mim mesmo: não a subjetividade, todas as respostas estão no próprio texto.

Todavia, nesse eu acho que rolou um pouco de subjetividade sim..rs

Desculpe-me por não poder ajudá-la.
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Lo Viana em Dom Set 20, 2009 9:48 am

Oi Jones!

Obrigada pela atenção em responder...

Bom essa regra que vc falou de não separar por vírgula uma locução verbal é novidade pra mim. Procurei nas gramaticas que eu tenho e não achei nada sobre isso na pontuação...então, eu fico com o meu raciocínio mesmo....Se vc achar alguma coisa, seria bom colocar aqui.

Mas importante é que acertamos...rsssssssss

Sobre a questão 2, tudo bem! Ela está bem confusa mesmo.

Mesmo assim, obrigada!

Joia
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SIMULADO 13

Mensagem  Lo Viana em Dom Set 20, 2009 10:19 am

SIMULADO 13 - SEMANA 20/09 - GABARITO 24/09

As questões de números 01 e 02 têm o texto abaixo como base.

Falar em direitos humanos pressupõe localizar
a realidade que os faz emergir no contexto sócio-
político e histórico-estrutural do processo
contraditório de criação das sociedades. Implica,
em suma, desvendar, a cada momento
deste processo, o que venha a resultar como
direitos novos até então escondidos sob a lógica
perversa de regimes políticos, sociais e
econômicos, injustos e comprometedores da
liberdade humana.
Este ponto de vista referencial determina a
dimensão do problema dos direitos humanos
na América Latina.
Neste contexto, a fiel abordagem acerca das
condições presentes e dos caminhos futuros
dos direitos humanos passa, necessariamente,
pela reflexão em torno das relações econômicas
internacionais entre países periféricos e
países centrais.
As desarticulações que desta situação resultam
não chegam a modificar a base estrutural destas
relações: a extrema dependência a que
estão submetidos os países periféricos, tanto
no que concerne ao agravamento das condições
de trabalho e de vida (degradação dos
salários e dos benefícios sociais), quanto na
dependência tecnológica, cultural e ideológica.

01- Assinale a opção que não estabelece uma continuidade coerente e gramaticalmente correta para o texto.

a) Nesta parte do mundo, imensas parcelas da população não têm minimamente garantida sua sobrevivência material. Como, pois, reivindicar direitos fundamentais se a estrutura da sociedade não permite o desenvolvimento da consciência em sua razão plena?
b) Por conseguinte, a questão dos Direitos tem significado político, enquanto realização histórica de uma sociedade de plena superação das desigualdades, como organização social da liberdade.
c) Assim, pois, a opressão substitui a liberdade. A percepção da complexidade da realidade latino-americana remete diretamente a uma compreensão da questão do homem ao substitui-lo pela questão da tecnologia.
d) Na América Latina, por isso, a luta pelos direitos humanos engloba e unifica em um mesmo momento histórico, atual, a reivindicação dos direitos pessoais.
e) Não nos esqueçamos que a construção do autoritarismo, que marcou profundamente nossas estruturas sociais, configurou o sistema político imprescindível para a manutenção e reprodução dessa dependência.


02- Assinale a opção em que, no texto, a expressão que antecede a barra não retoma a idéia da segunda expressão que sucede a barra.

a) “realidade”(l.2) / “contexto sócio-político e histórico-estrutural do processo”(l.2 e 3).
b) “deste processo”(l.6) / “processo contraditório de criação das sociedades”(l.3 e 4).
c) “Este ponto de vista referencial”(l.11) / idéias expressas no primeiro parágrafo.
d) “Neste contexto”(l.14) / discussão sobre os direitos humanos na América Latina.
e) “desta situação”(l.20) / relações econômicas internacionais entre países periféricos e países centrais.


03- Em relação aos elementos que constituem a coesão do texto abaixo, assinale a opção correta.

O caráter ético das relações entre o cidadão e o
poder está naquilo que limita este último e,
mais que isso, o orienta. Os direitos humanos,
em sua primeira versão, como direitos civis,
limitavam a ação do Estado sobre o indivíduo,
em especial na qualidade que este tivesse, de
proprietário. Com a extensão dos direitos humanos
a direitos políticos e sobretudo sociais,
aqueles passam — pelo menos idealmente —
a fazer mais do que limitar o governante: devem
orientar sua ação. Os fins de seus atos
devem estar direcionados a um aumento da
qualidade de vida, que não se esgota na linguagem
dos direitos humanos, mas tem nela,
ao menos, sua condição necessária, ainda que
não suficiente.

a) Em “o orienta”(l.3), “o” refere-se a “cidadão”(l.1).
b) Em “este tivesse”(l. 6), “este” refere-se a “Estado”(l.5).
c) Em “aqueles passam”(l.9), “aqueles” refere-se a “direitos políticos”(l.8).
d) “sua ação”(l.11) e “seus atos”(l.11) remetem ao mesmo referente: “proprietário”(l.7).
e) “sua condição”(l.15) refere-se a “um aumento na qualidade de vida”(l.12 e 13).


04- Assinale a opção incorreta para constituir continuação coesa e coerente do texto a seguir.

O caráter ético das relações sociais, hoje em dia, é proporcionado sobretudo pelo respeito aos direitos
humanos. Isso significa, de imediato, afirmar enfaticamente que aqueles que se opõem a esses direitos
— por exemplo, defendendo a tortura — negam que as relações entre os seres humanos possam ter
sentido ético. É claro que não dizem isso com todas as letras,

a) mas acusam, sempre, os defensores dos direitos humanos de somente se ocuparem dos direitos de bandidos, deixando desprotegidas as pessoas de bem.
b) já que nunca têm resposta para uma pergunta elementar, que é: quem e como se decide quem é criminoso e quem é inocente?
c) porém supõem que o recorte entre bons e maus possa ser praticado de maneira expedita, por exemplo, por um policial dentro de um carro na noite escura, que ao ver uma pessoa que considere suspeita, já atire e execute uma sentença de morte sem tribunal, sem contraditório e sem apelação possível.
d) já que na sociedade civilizada é hegemônico o pensamento de que toda pessoa, qualquer que seja o crime de que esteja sendo acusada, precisa ter os meios de se defender da acusação, até porque esta pode ser infundada.
e) contudo sempre lutam contra essa apologia da barbárie, pois é bom lembrar que os direitos humanos são de todos; que os militantes deles também se ocupam das vítimas dos criminosos.


05- Julgue se os trechos abaixo estão gramaticalmente corretos e assinale a opção correspondente.

I. O projeto de reestruturação das atividades de controle da Rede Arrecadadora, denominado NOVA RARF, em implementação desde 1999, foi concebido pela Superintendência da Receita Federal como uma forma de atenuar as inúmeras deficiências da área de controle da rede.
II. Os esclarecimentos prestados pela Superintendência da Receita Federal, assim como informações obtidas com técnico do órgão, demonstra uma postura da Receita Federal no sentido de aprimorar os seus controles internos.
III. Verifica-se que estão sendo adotadas várias medidas pelas unidades da SRF no sentido de identificar as diferenças encontradas na conciliação bancária. Apesar de remanescerem ainda diferenças muito antigas, isso não caracteriza por si só o descumprimento da determinação do Tribunal, haja visto que muitas delas talvez nunca sejam solucionadas, pois são referentes ao início de funcionamento do SISBACEN.
IV. A equipe de inspeção noticia significativo aprimoramento no sistema de arrecadação da SRF e o implemento de medidas recomendadas por esta Corte, como as desenvolvidas pelo projeto denominado NOVA RARF.
V. Entre as diversas alterações observadas pela equipe de inspeção, merece destaque a centralização do controle da rede arrecadadora. Espera-se que agora os acertos necessários para tornar compatível o fluxo financeiro com o de informação sejam acelerados e, conseqüentemente, minimizado o número de erros.

Os itens corretos são:
a) I, II e IV
b) II, IV e V
c) I, IV e V
d) III, IV e V
e) I, III e IV


06- Julgue se as substituições sugeridas para elementos do texto provocam erro gramatical.

A partir do próximo ano, a Receita Federal exigirá
dos contribuintes mais informações sobre compra e
venda de bens. Esses dados serão cruzados com o
cadastro do fisco para flagrar quem tenta sonegar tributos.
Técnicos da Receita Federal devem acrescentar
novas perguntas ao formulário da declaração
do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) no
ano que vem ou mudar o enfoque de algumas delas.
O objetivo é coletar informações mais precisas para
serem cruzadas com outros bancos de dados em
poder da Receita, como os cadastros enviados por
cartórios de imóveis, incorporadoras, imobiliárias,
bancos e administradoras de cartão de crédito, além
dos números contidos nas declarações de renda de
terceiros. Quem omitir informações ou fornecer
dados errados, movido por boa ou má-fé, poderá ter
dois problemas: ficar no final da fila de restituição do
imposto ou ser convocado a dar explicações
pessoalmente. Das entregues em 2002, cerca de
597 mil declarações ficaram retidas na malha fina. A
finalidade das mudanças é aperfeiçoar ainda mais os
cruzamentos com os dados fornecidos por terceiros.
Em 2003, a Receita passou a cruzar dados dos
contribuintes com informações prestadas por
imobiliárias, incorporadoras e administradoras de
cartão de crédito. A cada ano, fica mais difícil
enganar o fisco.

I. tenta sonegar ⇒ buscando sonegar
II. devem acrescentar ⇒ deverão acrescentar
III. serem cruzadas ⇒ que sejam cruzadas
IV. poderá ter ⇒ poderia ter
V. ficaram retidas ⇒ estão retidas

VI. passou a cruzar ⇒ já cruza
Estão gramaticalmente corretas as substituições sugeridasem
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II, III e IV
d) II, III, V e VI
e) III, IV, V e VI


07- Indique o item em que todas as palavras estão corretamente empregadas e grafadas.

a) A pirâmide carcerária assegura um contexto em que o poder de infringir punições legais a cidadãos aparece livre de qualquer excesso e violência.
b) Nos presídios, os chefes e subchefes não devem ser exatamente nem juízes, nem professores, nem contramestres, nem suboficiais, nem “pais”, porém avocam a si um pouco de tudo isso, num modo de intervenção específico.
c) O carcerário, ao homogeinizar o poder legal de punir e o poder técnico de disciplinar, ilide o que possa haver de violento em um e de arbitrário no outro, atenuando os efeitos de revolta que ambos possam suscitar.
d) No singular poder de punir, nada mais lembra o antigo poder do soberano iminente que vingava sua autoridade sobre o corpo dos supliciados.
e) A existência de uma proibição legal cria em torno dela um campo de práticas ilegais, sob o qual se chega a exercer controle e aferir lucro ilícito, mas que se torna manejável por sua organização em delinqüência.
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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  jeani_bs em Qua Set 23, 2009 2:11 pm

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  raspadotacho em Qua Set 23, 2009 5:35 pm

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  joneselder em Qua Set 23, 2009 11:27 pm

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

Mensagem  Fabi em Qui Set 24, 2009 12:20 am

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Re: Língua Portuguesa (joyceadm)

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