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Língua Portuguesa (joyceadm)

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Mensagem  Espertinha Ter Ago 25, 2009 12:13 pm

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Mensagem  Convidad Qua Ago 26, 2009 8:38 pm

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Mensagem  joneselder Qua Ago 26, 2009 10:53 pm

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Língua Portuguesa (joyceadm) - Página 7 Empty SIMULADO 09 - GABARITO

Mensagem  Lo Viana Sex Ago 28, 2009 5:23 pm

SIMULADO 09 - GABARITO

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Língua Portuguesa (joyceadm) - Página 7 Empty SIMULADO 10

Mensagem  Lo Viana Dom Ago 30, 2009 8:19 am

SIMULADO 10 - SEMANA 30/08 - GABARITO 03/09

Leia o seguinte texto para responder às questões 3 e 4.

Construída uma ciência ou uma teoria científica,
mesmo com os maiores cuidados para garantir a
sua objetividade, existe sempre o risco de que esse
conhecimento científico possa ser usado de maneira
ideologicamente implementada.
Atualmente, um dos graves problemas que enfrenta
o cientista é o emprego ideológico e técnico de sua
produção. Isto está criando grande sensibilidade
não apenas nos países desenvolvidos, mas também
em países como o nosso, onde a pesquisa científica
procura um lugar de destaque, mas também enfrenta o
risco de ser ideologicamente manipulada.
Mesmo sem renunciar a nossas ideologias particulares,
podemos ignorar ou reduzir as influências ideológicas
para produzir resultados cientificamente objetivos.
Todos conhecemos os benefícios que acarretam ao
homem a informática, a biotecnologia e a pesquisa
nuclear. Pode-se reduzir o esforço do trabalhador,
podem ser encontradas novas técnicas de alimentação
e consegue-se dominar doenças graves. Contudo
essas ciências e muitas outras podem ser usadas
para informatizar a guerra, criar o desemprego através
da robotização, produzir transtornos nas espécies
biológicas e auxiliar a construção de bombas.

01 - Assinale a opção que, na organização da argumentação, apresenta conceitos expressos por meio de sinônimos textuais.

a) conhecimento científico = pesquisa científica
b) emprego ideológico = uso técnico
c) nosso país = um dos países desenvolvidos
d) garantia de objetividade científica = redução de influências ideológicas
e) redução do esforço do trabalhador = desemprego4 - Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.

02 - Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.

a) Devido ao caráter reforçador da expressão “mesmo” (l.2), estaria preservada a coerência da argumentação, bem como a correção gramatical do texto, ao se inserir até, antes dessa expressão.
b) Preserva-se a correção textual ao se retirar a conjunção “que”(l.3), e flexionar a forma verbal “possa”(l.4) no infinitivo.
c) Embora o conectivo “onde”(l.10) admita, nessa estrutura, ser substituído por no qual ou em que, seu emprego obedece às regras da norma culta da Língua Portuguesa.
d) A concordância de “conhecemos”(l.16) faz-se com um subentendido pronome nós; mas seria também coerente e gramaticalmente correto empregar, nesse contexto, o verbo na terceira pessoa: conhecem.
e) Preserva-se a coerência textual ao se suprimir o termo “homem”(l.17); mas, para que seja preservada a correção gramatical, será necessário utilizar o acento indicativo de crase em à informática, à biotecnologia e à pesquisa.

03 - Assinale a opção que, pela ordem, preenche corretamente as lacunas.

Embora ainda (__1___) muitas perguntas a (__2__)
respondidas a respeito da civilização maia, a estrutura
política centralizada em torno de uma pequena classe
improdutiva pode ter acelerado a decadência dos maias.
Os achados arqueológicos indicam que, a partir do ano
900, suas cidades foram abandonadas. Sabe-se que a
área foi assolada por longos períodos de seca. Mas não
há sinais (__3__) a seca tenha provocado mortes em
massa. O mais provável é que os camponeses (__4__)
abandonado as cidades e se retirado para regiões mais
isoladas, onde viveriam do que plantavam sem prestar
contas aos reis, nem a sustentá-los.

(1) - (2) - (3) - (4)
a) haja - serem de que - tenham
b) houvessem – ser - em que - teriam
c) haja - serem - por que - tivessem
d) hajam – ser – que - teriam
e) há - serem - que - tivessem

04- Os trechos abaixo, adaptados de O Estado de S. Paulo, 10/4/2008, constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de pontuação.
a) As economias em desenvolvimento não chegaram ao paraíso e terão de encarar obstáculos para continuar crescendo.
b) Muitas enfrentam pressões infl acionárias preocupantes, ocasionadas, pela alta dos preços dos produtos básicos, e alimentadas por vigorosa demanda.
c) O crescimento de muitas dessas economias é amplamente baseado no uso de commodities, o que causa distorções no sistema internacional de preços.
d) Se continuarem agindo com sensatez, as autoridades dos países em desenvolvimento precisarão conciliar o crescimento continuado e a preservação da estabilidade de preços.
e) Em alguns países, avaliam os economistas do FMI, será necessária uma elevação de juros.

05 - Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
O Ministério da Agricultura está preparando(1) uma
lista com a classifi cação dos principais mercados e
dos produtos que são mais exportados pelo(2) Brasil,
acompanhada da lista de barreiras que são impostas e
de um estudo da evolução de seu nível de consumo e de
qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o governo identifi ca
os problemas que impedem(3) o crescimento de nossas
exportações para mercados importantes, como o Japão
(cujas(4) importações de produtos brasileiros aumentaram
apenas US$ 498 milhões em seis anos), a Coréia do Sul
e a Arábia Saudita. As conclusões desse trabalho serão
oferecidas ao setor privado, que, com base nelas, poderá
defi nir sua estratégia para a conquista de mercados ou a
expansão daqueles que já detêm(5).

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
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Mensagem  Convidad Dom Ago 30, 2009 1:55 pm

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Mensagem  jeani_bs Dom Ago 30, 2009 10:10 pm

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AFF esse foi mais Bomba

ÓTEMO!
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Mensagem  Espertinha Seg Ago 31, 2009 10:20 am

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Mensagem  Convidad Ter Set 01, 2009 3:36 pm

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Mensagem  joneselder Qua Set 02, 2009 11:51 am

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Mensagem  raspadotacho Qua Set 02, 2009 3:04 pm

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Mensagem  Fabi Qua Set 02, 2009 7:36 pm

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Língua Portuguesa (joyceadm) - Página 7 Empty SIMULADO 10 - GABARITO

Mensagem  Lo Viana Qui Set 03, 2009 5:14 pm

SIMULADO 10 - GABARITO

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Mensagem  Convidad Sex Set 04, 2009 8:34 am

Lo, vc poderia explicar o erro da 5 pra mim? Eu acertei mais por eliminação. O erro é porque não é detêm, e sim detém? O sujeito é setor privado certo? Eu me bato com esses acentos agudo e circunflexo...hehe

As conclusões desse trabalho serão oferecidas ao setor privado, que, com base nelas, poderá defi nir sua estratégia para a conquista de mercados ou a expansão daqueles que já detêm(5).

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Mensagem  Lo Viana Sex Set 04, 2009 9:09 am

joconcurseira escreveu:Lo, vc poderia explicar o erro da 5 pra mim? Eu acertei mais por eliminação. O erro é porque não é detêm, e sim detém? O sujeito é setor privado certo? Eu me bato com esses acentos agudo e circunflexo...hehe

As conclusões desse trabalho serão oferecidas ao setor privado, que, com base nelas, poderá defi nir sua estratégia para a conquista de mercados ou a expansão daqueles que já detêm(5).

É exatamente isso, Jo. O sujeito o verbo DETER é O SETOR PRIVADO.

Bom, guarde o seguinte resuminho para o verbo TER:
3ª pessoa do singular do presente do indicativo >>>> ELE não TEM acento.
3ª pessoa do plural do presente do indicativo >>>> ELES TÊM acento.

E para os derivados (DETER, CONTER, RETER, MANTER....):
3ª pessoa do singular do presente do indicativo >>>> ELE CONTÉM acento.
3ª pessoa do plural do presente do indicativo >>>> ELES CONTÊM acento também.

É, eu sei que pode não ter ajudado muito, mas com verbo é assim mesmo: repetição e decoreba....
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Mensagem  Convidad Sex Set 04, 2009 9:39 am

Claro que ajudou Lo!
Obrigada!!! Joia

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Mensagem  Lo Viana Dom Set 06, 2009 4:52 pm

SIMULADO 11 - SEMANA 06/09 - GABARITO 10/09



O texto abaixo serve de base para as questões 1 e 2.

Pode parecer um paradoxo. A Constituição brasileira
de 1988 é a primeira Carta brasileira que inclui a
privacidade, o direito à intimidade e à vida privada,
como direitos fundamentais da cidadania. E, no entanto,
a sensação de que suas vidas particulares estão cada
vez mais ameaçadas nunca foi tão presente entre os
cidadãos. Nunca houve tanta inquietação, insegurança
e desconforto. Não se sabe mais quais os limites entre
o interesse público – governos e grandes empresas à
frente – e a privacidade de cada um. Parece inesgotável
esse interesse público. Parece chave que abre todas as
portas, até as mais íntimas.
O fato inafastável é que o século passado se caracterizou
como o século da expansão da democracia, das
garantias e dos direitos fundamentais, inclusive o
da privacidade. O século atual inicia como sendo o
século em que essas garantias estão sendo postas à
prova. Nesses casos, o interesse público do acesso a
informações, mesmo privadas, já vai se impondo ao
direito à privacidade. Em todo o mundo.

01 - Assinale a opção que explicita, de maneira coerente e gramaticalmente correta, o “paradoxo” (l.1) a que remete a argumentação do texto.
a) Nossa história esperar até o fi nal do século XX para estar constitucionalmente garantido o direito da privacidade.
b) Os limites entre os interesses públicos e privados se aprofundarem e consolidarem numa época de inquietação, insegurança e desconforto.
c) O acesso das informações ser tanto de interesse público, quanto de interesse privado, num mundo de democracia em expansão.
d) O século que se caracterizou como o da expansão da democracia ser precedido por um século que coloca em cheque as garantias conquistadas.
e) A sensação de os cidadãos terem sua privacidade mais ameaçada que nunca justamente depois de a Constituição ter explicitado o direito à intimidade e à vida privada.


02 - Julgue como verdadeiros V ou falsos F os itens a respeito das estruturas lingüísticas do texto.

( ) A grafi a de “brasileira” (l.1 e 2) com inicial minúscula mostra que esse adjetivo não compõe o nome ou o título da Constituição e da Carta, respectivamente.
( ) O aposto “o direito à intimidade e à vida privada” (l.3) está entre vírgulas para explicar como deve ser compreendida “privacidade” (l.3).
( ) A fl exão de singular em “houve”(l.7) obedece à regra gramatical de possibilidade de concordância com o nome mais próximo (“inquietação”), quando o verbo está anteposto ao sujeito.
( ) A coerência e a correção gramatical do texto permitem a inserção de se antes de “inicia” (l.16), pois “o século” (l.16) desempenha a função de agente de seu próprio início.
( ) A ausência de artigo defi nido antes de “informações” (l.19) indica que esse substantivo está se referindo à idéia de informação em geral, sem determinação. A seqüência correta é:
a) V, V, F, F, V
b) V, F, F, F, V
c) V, F, V, F, F
d) F, F, V, V, V
e) F, V, F, V, F


03 - Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de concordância.

a) A Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais montou equipe de auditores para fiscalizar os integrantes da “máfia” de adulteração de combustíveis. Foram concluídas nos dois últimos meses as primeiras sete ações fiscais, com lançamentos de crédito tributário no valor aproximado de 2 milhões de reais. Outras duas ações fiscais estarão sendo encerradas em breve e vão gerar créditos tributários da ordem de 6 milhões de reais.
b) As fiscalizações já concluídas se referem a empresas, abrangendo também os seus respectivos sócios, sobre os quais pesa a acusação da prática de adulteração de combustíveis, fato este que envolveu até mesmo o assassinato do Promotor que investigava o caso.
c) No decorrer dos trabalhos já encerrados, foram constatados fortes indícios da prática de crime contra a ordem tributária, e, ainda, fraude, sonegação e conluio, tendo em vista a utilização de "laranjas" na constituição das empresas, além da prática do uso de "notas calçadas" e de "livros paralelos".
d) De acordo com as investigações realizadas, a sistemática utilizada para a distribuição irregular dos solventes adquiridos pelas empresas, assim como de combustíveis já adulterados, envolvem a emissão de notas fiscais calçadas e paralelas, além da utilização de empresas "fantasmas" ou inabilitadas, como destinatárias fictícias das mercadorias nas notas fiscais.
e) O trabalho continua e se estende por todo o Estado. Já estão em andamento dezoito outras ações fiscais em pessoas físicas e jurídicas, podendo, após o término do trabalho de pesquisa da equipe, outras ações serem incluídas. Estes programas fazem parte de um esforço coordenado da Receita Federal com outros órgãos, no combate às atividades ilícitas.


Nas questões 04 e 05, marque o item em que a regência empregada atende ao que prescreve a norma culta da língua escrita.

04- a) Trata-se o interrogatório de uma prática regulamentada, que obedece a procedimento bem definido.
b) A prisão, local de execução da pena, é, ao mesmo tempo, local de observação dos indivíduos punidos, o que implica dois dispositivos essenciais: manter o prisioneiro sob olhar permanente e contabilizar todas as anotações a respeito dele.
c) Para analisar o investimento político do corpo e a microfísica do poder, é preciso renunciar – no que se refere o poder – a oposição violência- ideologia, ao modelo do contrato ou da conquista.
d) Foi feito um longo trabalho para impor a percepção que se tinha dos delinqüentes contornos bem determinados, apresentá-los como bem próximos, presentes em toda parte e, em toda parte, temíveis.
e) Os fatores que acarretaram na maior credibilidade ao sistema de punição da sociedade ainda encontram resistência e incitam a lutas.

05- a) A causa por que lutou ao longo de uma década poderia tornar-se prioridade de programas sociais de seu estado.
b) Seria implementado o plano no qual muitos funcionários falaram a respeito durante a assembléia anual.
c) A equipe que a instituição mantinha parceria a longo tempo manifestou total discordância da linha de pesquisa escolhida.
d) Todos concordavam que as empresas que a licença de funcionamento não estivesse atualizada deveriam ser afastadas do projeto.
e) Alheio aos assuntos sociais, o diretor não se afinava com a nova política que devia adequar- se para desenvolver os projetos.
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Mensagem  Convidad Seg Set 07, 2009 5:07 pm

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Mensagem  Convidad Ter Set 08, 2009 5:40 pm

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Mensagem  Fabi Ter Set 08, 2009 11:27 pm

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Mensagem  jeani_bs Qua Set 09, 2009 12:34 am

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Mensagem  Convidad Qua Set 09, 2009 9:21 pm

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Mensagem  joneselder Qua Set 09, 2009 11:20 pm

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Mensagem  lagassa Qui Set 10, 2009 11:56 am

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Mensagem  Convidad Sex Set 11, 2009 1:38 am

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