ATRFB - GRUPO DE ESTUDO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contabilidade Geral (superbacana)

+6
joneselder
jeani_bs
lagassa
Lo Viana
MEKOGOIANIA
Espertinha
10 participantes

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Questão 2

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 9:16 pm

2) Abaixo está uma relação de contas constantes do Plano de Contas elaborado para a empresa Sol de Março – ME.

1. Caixa
2. Clientes
3. Mercadorias
4. Juros Passivos
5. Fornecedores
6. Capital Social
7. Títulos a Pagar
8. Aluguéis Ativos
9. Seguros a Vencer
10. Prêmios de Seguros
11. Móveis e Utensílios
12. Ações de Coligadas
13. Lucros Acumulados
14. Impostos a Recolher
15. Material de Consumo
16. Reservas de Reavaliação
17. Receitas de Comissões a Vencer

Observando-se as contas acima sob o prisma das escolas doutrinárias da Contabilidade, que formularam as conhecidas “Teorias das Contas”, podem ser identificadas na relação
a) 3 contas de agentes consignatários.
b) 4 contas de agentes correspondentes.
c) 5 contas de resultado.
d) 6 contas diferenciais.
e) 11 contas patrimoniais.

Pq não pode ser letra "a"? Não são 3 contas de bens?
Mercadorias
Móveis e utensílios
Materiais de consumo
Help

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 9:18 pm

joconcurseira escreveu:2) Abaixo está uma relação de contas constantes do Plano de Contas elaborado para a empresa Sol de Março – ME.

1. Caixa
2. Clientes
3. Mercadorias
4. Juros Passivos
5. Fornecedores
6. Capital Social
7. Títulos a Pagar
8. Aluguéis Ativos
9. Seguros a Vencer
10. Prêmios de Seguros
11. Móveis e Utensílios
12. Ações de Coligadas
13. Lucros Acumulados
14. Impostos a Recolher
15. Material de Consumo
16. Reservas de Reavaliação
17. Receitas de Comissões a Vencer

Observando-se as contas acima sob o prisma das escolas doutrinárias da Contabilidade, que formularam as conhecidas “Teorias das Contas”, podem ser identificadas na relação
a) 3 contas de agentes consignatários.
b) 4 contas de agentes correspondentes.
c) 5 contas de resultado.
d) 6 contas diferenciais.
e) 11 contas patrimoniais.

Pq não pode ser letra "a"? Não são 3 contas de bens?
Mercadorias
Móveis e utensílios
Materiais de consumo
Help


Caixa é um bem - Bem numerário
Joia

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 9:21 pm

Embarassed

huahua...

cartão vermelho pra mim Expulso

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 9:26 pm

Por favor alguém poderia me esclarecer:
Sobre a QUESTÃO 1:
a) No Ativo Circulante são classificados, entre outros, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as despesas do exercício seguinte ao balanço.
Não seria "aplicação" em despesas do exercício seguinte (conta patrimonial - despesa diferidas) visto que não incorreram. Despesa e receita aparece no balanço ?

Sobre a questão 3: Material de consumo X Estoque de material de consumo são iguais ? Esta conta "material de consumo" tem sido classificada como despesa (TRF-2006 - anulada a questão justamente por causa da sua classificaçao), ora como ativo (Auditor de Natal -2008), entre outros. E aí como se classifica? Help.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 9:44 pm

joconcurseira escreveu:Espertinha e demais colegas:

Eu sei que a minha resolução está errada (nem tem alternativa), mas, por favor, o que estou fazendo de errado? As contas "débitos de funcionamento" e "débitos de financiamento" não podem ser contas de despesas?

Eu tinha tentado resolver essa questão assim:
Achei o PL (reserva de lucros:750 + reserva de capital:1800 + lucros acumulados: 375 = 2925), depois diminui as despesas (900+300)-as contas de débitos que citei acima. Como nesse caso eu não identifiquei receitas eu não somei nada.

Pelo que me lembro o Marcondes do EVP resolveu algumas questões assim, quando pede-se o PL.
Heeeeelp! hihi
inter


Não é despesa não! Quando verificar a palavra DÉBITO, classifique sempre no passivo, pois elas são referentes às dívidas da empresa. Assim como CRÉDITOS são direitos da empresa. Essa é uma questão típica e corriqueira da da ESAF

Tente classificar as contas dessa forma e você verá que o balanço fecha... Vitoria

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Espertinha Sex Jul 24, 2009 9:47 pm

joconcurseira escreveu:Espertinha e demais colegas:

Eu sei que a minha resolução está errada (nem tem alternativa), mas, por favor, o que estou fazendo de errado? As contas "débitos de funcionamento" e "débitos de financiamento" não podem ser contas de despesas?

Heeeeelp! hihi
inter
Jo,
Não confundo DESPESA com DÉBITO!!

Contas DÉBITOS DE FUNCIONAMENTO = DUPLICATAS A PAGAR
Contas DEBITOS DE FINANCIAMENTO = DÍVIDA A PAGAR
***Ambas são Contas de ORIGEM possuem Natureza CREDORA e estão Classificadas no PASSIVO CIRCULANTE!!!

Espertinha
Admin

Mensagens : 483
Data de inscrição : 05/06/2009
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 9:58 pm

[quote="AJHA"]Por favor alguém poderia me esclarecer:
Sobre a QUESTÃO 1:
a) No Ativo Circulante são classificados, entre outros, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as despesas do exercício seguinte ao balanço.
Não seria "aplicação" em despesas do exercício seguinte (conta patrimonial - despesa diferidas) visto que não incorreram. Despesa e receita aparece no balanço ?

A literalidade da lei é -ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício seguinte e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte( estas são as que constam no balanço patrimonial, são as famosas "despesas antecipadas" , que seguem o princípio da competência) . Existem receitas antecipadas que são classificadas no passivo, exemplo adiantamento de clientes. Para entender melhor esse assunto é necessário estudar sobre o regime da competência , de quebra é bom verificar o regime de caixa.

Sobre a questão 3: Material de consumo X Estoque de material de consumo são iguais
? Esta conta "material de consumo" tem sido classificada como despesa (TRF-2006 - anulada a questão justamente por causa da sua classificaçao), ora como ativo (Auditor de Natal -2008), entre outros. E aí como se classifica? Help.

Eu tenho classificado essa conta como estoque, mas vou pesquisar qual é o entedimento da ESAF, atualmente Vitoria

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Espertinha Sex Jul 24, 2009 10:01 pm

AJHA escreveu:Por favor alguém poderia me esclarecer:
Sobre a QUESTÃO 1:
a) No Ativo Circulante são classificados, entre outros, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as despesas do exercício seguinte ao balanço.
Não seria "aplicação" em despesas do exercício seguinte (conta patrimonial - despesa diferidas) visto que não incorreram. Despesa e receita aparece no balanço ?

Não seria, pois APLICAÇÃO DE RECURSOS = Bens + Direitos + Despesas

Sobre a questão 3: Material de consumo X Estoque de material de consumo são iguais ? Esta conta "material de consumo" tem sido classificada como despesa (TRF-2006 - anulada a questão justamente por causa da sua classificaçao), ora como ativo (Auditor de Natal -2008), entre outros. E aí como se classifica? Help.

Bom ESAF vem considerando "ESTOQUE DE MATERIAL DE CONSUMO" como CONTA DO ATIVO CIRCULANTE
e "MATERIAL DE CONSUMO" como DESPESAS OPERACIONAIS/GERAIS

Espertinha
Admin

Mensagens : 483
Data de inscrição : 05/06/2009
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 10:06 pm

Espertinha escreveu:
AJHA escreveu:Por favor alguém poderia me esclarecer:
Sobre a QUESTÃO 1:
a) No Ativo Circulante são classificados, entre outros, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as despesas do exercício seguinte ao balanço.
Não seria "aplicação" em despesas do exercício seguinte (conta patrimonial - despesa diferidas) visto que não incorreram. Despesa e receita aparece no balanço ?

Não seria, pois APLICAÇÃO DE RECURSOS = Bens + Direitos + Despesas

Sobre a questão 3: Material de consumo X Estoque de material de consumo são iguais ? Esta conta "material de consumo" tem sido classificada como despesa (TRF-2006 - anulada a questão justamente por causa da sua classificaçao), ora como ativo (Auditor de Natal -2008), entre outros. E aí como se classifica? Help.

Bom ESAF vem considerando "ESTOQUE DE MATERIAL DE CONSUMO" como CONTA DO ATIVO CIRCULANTE
e "MATERIAL DE CONSUMO" como DESPESAS OPERACIONAIS/GERAIS

Valeu Espertinha. Vou anotar essa classificação, pois sabemos que uma classificação errada derruba o candidato...

Hoje o fórum rendeu hem!!!!! rssss não temos o que reclamar

Agora vou dormir...boa noite! Dormindo1

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 10:17 pm

Crissa escreveu:
joconcurseira escreveu:Espertinha e demais colegas:

Eu sei que a minha resolução está errada (nem tem alternativa), mas, por favor, o que estou fazendo de errado? As contas "débitos de funcionamento" e "débitos de financiamento" não podem ser contas de despesas?

Eu tinha tentado resolver essa questão assim:
Achei o PL (reserva de lucros:750 + reserva de capital:1800 + lucros acumulados: 375 = 2925), depois diminui as despesas (900+300)-as contas de débitos que citei acima. Como nesse caso eu não identifiquei receitas eu não somei nada.

Pelo que me lembro o Marcondes do EVP resolveu algumas questões assim, quando pede-se o PL.
Heeeeelp! hihi
inter


Não é despesa não! Quando verificar a palavra DÉBITO, classifique sempre no passivo, pois elas são referentes às dívidas da empresa. Assim como CRÉDITOS são direitos da empresa. Essa é uma questão típica e corriqueira da da ESAF

Tente classificar as contas dessa forma e você verá que o balanço fecha... Vitoria

Valeu Jo
um dia eu chego lá
Joia

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  joneselder Sex Jul 24, 2009 10:47 pm

Boa dica essa!

Valeu

Crissa escreveu:
Espertinha escreveu:
AJHA escreveu:Por favor alguém poderia me esclarecer:
Sobre a QUESTÃO 1:
a) No Ativo Circulante são classificados, entre outros, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as despesas do exercício seguinte ao balanço.
Não seria "aplicação" em despesas do exercício seguinte (conta patrimonial - despesa diferidas) visto que não incorreram. Despesa e receita aparece no balanço ?

Não seria, pois APLICAÇÃO DE RECURSOS = Bens + Direitos + Despesas

Sobre a questão 3: Material de consumo X Estoque de material de consumo são iguais ? Esta conta "material de consumo" tem sido classificada como despesa (TRF-2006 - anulada a questão justamente por causa da sua classificaçao), ora como ativo (Auditor de Natal -2008), entre outros. E aí como se classifica? Help.

Bom ESAF vem considerando "ESTOQUE DE MATERIAL DE CONSUMO" como CONTA DO ATIVO CIRCULANTE
e "MATERIAL DE CONSUMO" como DESPESAS OPERACIONAIS/GERAIS

Valeu Espertinha. Vou anotar essa classificação, pois sabemos que uma classificação errada derruba o candidato...

Hoje o fórum rendeu hem!!!!! rssss não temos o que reclamar

Agora vou dormir...boa noite! Dormindo1
joneselder
joneselder

Mensagens : 173
Data de inscrição : 09/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sex Jul 24, 2009 10:48 pm

Valeu pela ajuda! Crissa e Espertinha. Acho que compreendi. obrigado.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sáb Jul 25, 2009 9:10 am

Peço licença ao AJHA:

"Sobre a QUESTÃO 1:
a) No Ativo Circulante são classificados, entre outros, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as despesas do exercício seguinte ao balanço.
Não seria "aplicação" em despesas do exercício seguinte (conta patrimonial - despesa diferidas) visto que não incorreram. Despesa e receita aparece no balanço ?"

Ele pergunta se despesa e receita aparecem no balanço. A resposta é não? Despesas e receitas são contas de resultado certo? As contas do balanço são: ativo, pe e pl?

inter

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Espertinha Sáb Jul 25, 2009 10:09 am

Jo,
Estou vendo que Vc está em dúvida nos conceitos "iniciais" em Contabilidade.
Como Vc deve ter começado os estudo por agora, vou colocar um execício bem simple que foi feito por aqui mesmo.
E vou dar uma DICA a Vc.
Imprima as resoluções de Exercícios que já foram realizados nesse tópico, pois irá te ajudar muito. Estamos entrando na Semana 5, então já existe 20 exercícios solucionados por aqui.

A firma ABC foi registrada e obteve: R$500,00 dos sócios, na forma de capital; R$300,00 de terceiros, na forma de empréstimos e R$150,00 de terceiros, na forma de rendimentos. Aplicou esses recursos, sendo: R$450,00 em bens para revender; R$180,00 em caderneta de poupança; R$240,00 em empréstimos concedidos; e o restante em despesas. Com essa gestão, pode-se afirmar que a empresa ainda tem um PATRIMÔNIO BRUTO e um PATRIMÔNIO LÍQUIDO respectivamente de:

a) R$870,00 e R$570,00
b) R$690,00 e R$570,00
c) R$630,00 e R$330,00
d) R$950,00 e R$500,00
e) R$950,00 e R$650,00

RESOLUÇÃO:

ATIVO:
Bens R$450,00
Poupança R$180,00
Empréstimos Concedidos R$240,00
TOTAL ATIVO R$870,00

LUCRO: Receita – Despesa
LUCRO: R$150,00 – R$80,00 = R$70,00

PASSIVO EXIGÍVEL: R$300,00
PATRIMÔNIO LÍQUIDO R$500,00
LUCRO R$70,00
PASSIVO TOTAL R$870,00

*****Jo,
Vc pode observar que o LUCRO (faz parte doPL) para ser calculado foi a dedução das Receitas - Despesas.
Então, de forma indireta (Receita e Despesas são contas de Resultado) fazem parte do Balanço, porém como forma de Lucros (+) ou Prejuízos (-) Acumulados.

Espertinha
Admin

Mensagens : 483
Data de inscrição : 05/06/2009
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Valeu!!!

Mensagem  Convidad Sáb Jul 25, 2009 10:15 am

Espertinha escreveu:Jo,
Estou vendo que Vc está em dúvida nos conceitos "iniciais" em Contabilidade.
Como Vc deve ter começado os estudo por agora, vou colocar um execício bem simple que foi feito por aqui mesmo.
E vou dar uma DICA a Vc.
Imprima as resoluções de Exercícios que já foram realizados nesse tópico, pois irá te ajudar muito. Estamos entrando na Semana 5, então já existe 20 exercícios solucionados por aqui.

A firma ABC foi registrada e obteve: R$500,00 dos sócios, na forma de capital; R$300,00 de terceiros, na forma de empréstimos e R$150,00 de terceiros, na forma de rendimentos. Aplicou esses recursos, sendo: R$450,00 em bens para revender; R$180,00 em caderneta de poupança; R$240,00 em empréstimos concedidos; e o restante em despesas. Com essa gestão, pode-se afirmar que a empresa ainda tem um PATRIMÔNIO BRUTO e um PATRIMÔNIO LÍQUIDO respectivamente de:

a) R$870,00 e R$570,00
b) R$690,00 e R$570,00
c) R$630,00 e R$330,00
d) R$950,00 e R$500,00
e) R$950,00 e R$650,00

RESOLUÇÃO:

ATIVO:
Bens R$450,00
Poupança R$180,00
Empréstimos Concedidos R$240,00
TOTAL ATIVO R$870,00

LUCRO: Receita – Despesa
LUCRO: R$150,00 – R$80,00 = R$70,00

PASSIVO EXIGÍVEL: R$300,00
PATRIMÔNIO LÍQUIDO R$500,00
LUCRO R$70,00
PASSIVO TOTAL R$870,00

*****Jo,
Vc pode observar que o LUCRO (faz parte doPL) para ser calculado foi a dedução das Receitas - Despesas.
Então, de forma indireta (Receita e Despesas são contas de Resultado) fazem parte do Balanço, porém como forma de Lucros (+) ou Prejuízos (-) Acumulados.

Eh, vc tem razão Espertinha, estou "encasquetando" nas questões básicas. Como estou fazendo curso e prof ta correndo com a matéria, não consegui assimilar 100% os conceitos básicos. É que vai dando um desespero...matéria sendo dado e um monte de exerc pra fazer...o teacher ja passou por operações com mercadorias e está em amortização, exaustão etc...preciso correr contra o tempo...hehe
Panico
Valeu pela dica!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sáb Jul 25, 2009 9:03 pm

AJHA escreveu:Valeu pela ajuda! Crissa e Espertinha. Acho que compreendi. obrigado.

Qualquer dúvidas é só postar, pois todos estamos aqui para compartilhar e aprender! Joia

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Sáb Jul 25, 2009 9:52 pm

Espertinha escreveu:
AJHA escreveu:Por favor alguém poderia me esclarecer:
Sobre a QUESTÃO 1:
a) No Ativo Circulante são classificados, entre outros, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as despesas do exercício seguinte ao balanço.
Não seria "aplicação" em despesas do exercício seguinte (conta patrimonial - despesa diferidas) visto que não incorreram. Despesa e receita aparece no balanço ?

Não seria, pois APLICAÇÃO DE RECURSOS = Bens + Direitos + Despesas

Espertinha,estive verificando esta dúvida postada por AJHA e notei que é pertinente ao que dispõe literalmente a lei 6404:

A literalidade da lei é -ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício seguinte e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte

"A despesa antecipada é uma aplicação, pois ela é uma conta "semelhante" a um direito."( Ed Luiz Ferrari)

"As despesas antecipadas recebem, na lei 6404/76, a denominação de aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte"( Ricardo J. Ferreira).


A questão que você postou não está incorreta, pois despesas do exercício seguinte ao balanço quer dizer ,em outras palavras, que a despesa foi paga "neste" exercício, mas elas referem-se ao exercício seguinte, ou seja, o fato gerador da despesa só ocorrerá no próximo exercício, quando ela será realmente contabilizada no resultado do exercício, conforme determina o regime da competência.Joia

" Vão desculpando o excesso da palavra exercício no parágrafo acima, foi somente para fins didáticos"
Rir
AJHA, no momento da classificação das despesas( contas de resultado), atenção a um detalhe: elas nunca virão acompanhadas das palavras A VENCER, ANTECIPADAS OU A TRANCORRER...
Vitoria


Última edição por Crissa em Dom Jul 26, 2009 6:19 pm, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Espertinha Sáb Jul 25, 2009 10:45 pm

Valeu Crissa, suas explicações sempre enriquecem o Fórum.
Eu, é que respondi resumidamente demais!!! Cumprim1

Espertinha
Admin

Mensagens : 483
Data de inscrição : 05/06/2009
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty QUESTÕES DA SEMANA 05

Mensagem  Espertinha Seg Jul 27, 2009 12:13 am

Exercícios da SEMANA 26/07 – Gabarito dia 31/07

1) No encerramento do exercício social, a conta Mercadorias - usada para registro de estoques, compras e vendas de mercadorias - apresentava-se com saldo credor de R$240,00.
Sabendo-se que o inventário final foi de R$195,00, pode-se afirmar que houve nas vendas do período – através da AVALIAÇÃO CONTA MISTA:
a) prejuízo de R$45,00
b) lucro de R$45,00
c) prejuízo de R$240,00
d) lucro de R$435,00
e) prejuízo de R$435,00

2) A empresa S/A Paulo & César possuía equipamentos industriais adquiridos por R$ 89.600,00, em março de 1999, e instalados para funcionamento em primeiro de setembro do mesmo ano. Embora com vida útil de oito anos, o equipamento foi alienado em 30 de junho de 2001, gerando um ganho de capital líquido de 30% sobre a receita da alienação.

Sabe-se que:
o valor residual para fins de depreciação foi estipulado em 10%;
não houve correção monetária no período;
o exercício social coincide com o ano civil.

Pode-se afirmar, em relação ao exemplo dado, que na operação de alienação foi apurada uma Receita no valor de:
a)R$30.480,00;
b)R$88.800,00;
c)R$83.120,00;
d)R$101.600,00;
e)R$92.456,00.

3) Assinale a opção correta:
Do resultado do exercício devem ser deduzidos, antes de qualquer outra dedução:
a)20% para a constituição da reserva legal, nas companhias.
b)Os prejuízos acumulados.
c)Os valores destinados aos sócios.
d)5% para a constituição da reserva legal, nas companhias.
e)Os valores destinados às reservas de lucros.

4) A respeito da destinação do resultado de uma companhia aberta, cujo estatuto limita o dividendo a 25% do lucro líquido ajustado nos termos do art. 202 da Lei das S/A, julgue os itens a seguir tendo como base a demonstração do lucro acumulado dessa empresa apresentada abaixo:

Demonstração de Lucros Acumulados (em R$)
Lucros Acumulados (saldo anterior) 1.200.000
Lucro Líquido do Exercício 600.000
Reserva Legal (30.000)
Reserva Estatutária (120.000)
Dividendos Propostos (142.500)
Lucros Acumulados (saldo atual) 1.507.500

I)Caso a empresa tivesse constituído reserva de contingências de R$ 100 mil, o dividendo não poderia sofrer alteração, independentemente de disposições estatutárias acerca de dividendo fixo ou mínimo.
II)O lucro líquido ajustado do art. 202 da Lei das S/A prevê o ajuste com reserva estatutária.
III)A reserva de lucros a realizar poderia ser constituída na hipótese em que o lucro líquido realizado fosse inferior ao dividendo calculado com base no lucro líquido ajustado.
IV)As companhias abertas com ações negociadas no mercado de valores mobiliários podem distribuir dividendo inferior ao mínimo obrigatório na hipótese de não haver oposição de qualquer acionista presente na assembléia geral.
V)Sobre o dividendo calculado e apresentado na demonstração dos lucros acumulados não há evidência de cálculo incorreto.
Estão certos apenas os itens:
a) I e II;
b) I e III;
c) II e IV;
d) III e V;
e) IV e V

5) Julgue V para as assertivas Verdadeira e F para as assertivas Falsas:
1. São aplicações de recursos: ativo e receita
2. Todas as Origens ou Fontes de Recursos (de onde vêm os recursos), deverão ser: devedoras
3. São Origens ou Fontes de Recursos: passivo e despesa
4. As contas de Ativo, Despesas e Retificadoras do Passivo são de natureza:devedora
5. As contas de Passivo, Receitas e Retificadoras do Ativo são de natureza:credora
6. As contas Retificadoras do Ativo aumentam de saldo quando debitadas e diminuem quando creditadas.
7. As contas Retificadoras do Passivo aumentam de saldo quando creditads e diminuem quando debitadas.
a)F,F,F,V,F,V,V;
b)F,V,F,V,F,F,F;
c)V,V,V,V,V,FV;
d)F,F,F,V,V,F,F;
e)V,F,F,V,V,F,V.


Última edição por Espertinha em Sex Jul 31, 2009 6:06 pm, editado 1 vez(es)

Espertinha
Admin

Mensagens : 483
Data de inscrição : 05/06/2009
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  raspadotacho Qua Jul 29, 2009 12:51 am

Bomba

1-D
2-E
3-B
4-D
5-D
raspadotacho
raspadotacho

Mensagens : 133
Data de inscrição : 06/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Qua Jul 29, 2009 6:15 pm

1-D
2-D
3-B
4-D
5-D

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Fabi Qua Jul 29, 2009 9:39 pm

Como comecei a estudar Contabilidade agora só vou arriscar na questão 5.

Baby

5-D
Fabi
Fabi

Mensagens : 58
Data de inscrição : 13/07/2009
Localização : Balneário Camboriú - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Contabilidade geral

Mensagem  Convidad Qui Jul 30, 2009 4:36 pm

1-a
2-?
3- b
4-?
5 -d
Estou começando agora, por isso só arrisco essas.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Qui Jul 30, 2009 8:54 pm

1 d
2 e
3 d
4 d
5 d

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Convidad Qui Jul 30, 2009 9:41 pm

C
C
B
D
D

tenho q estudar mais...tampar algumas lacunas...vou aprender junto com voçes..tem mt coisa que ainda tenho dificuldade...ate a prova espero que estejamos afiados

Abraços Abduç

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Contabilidade Geral (superbacana) - Página 2 Empty Re: Contabilidade Geral (superbacana)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos