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Língua Portuguesa

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Mensagem  Espertinha Sáb Jun 06, 2009 5:55 pm

Questões, Exercícios e Assuntos referentes à matéria de Língua Portuguesa:
1)Compreensão textual
2)Ortografia
3)Semântica
4)Morfologia
5)Sintaxe
6)Pontuação.

Espertinha
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Mensagem  Lo Viana Dom Jun 14, 2009 7:00 pm

Olá colegas!

Vamos começar a agitar as coisas por aqui? Preparei um pequeno simulado com questões ESAF pra começarmos a diversão. Gabarito em alguns dias...Divirtam-se! Very Happy

Lo Viana



______________________________________
Primeiro Simulado de Língua Portuguesa
Estilo: ESAF
Data: 14 de junho de 2009


01 – (AFRE/SEFAZ-CE/2006) Leia o trecho abaixo, extraído de discurso do governador do Ceará, Dormindo1. Lúcio Alcântara, e assinale a asserção que interpreta e/ou reproduz erroneamente as idéias do texto.

Um dos capítulos mais tristes da nossa História é aquele que se refere à escravidão de homens e mulheres, arrancados de suas terras, mantidos em cativeiro e forçados a trabalhos insalubres até quase o final do século 19.
Essa parte da nossa crônica social, feita de perseguições, rebeliões, fugas, quilombos e injustiças, ainda está sendo revista, mas infelizmente não pode ser modificada.
No Ceará, a vergonha do passado é encoberta pelo orgulho de termos sido os primeiros a abolir o trabalho escravo em 25 de março de 1884, portanto, quatro anos antes do resto do País. Aqui, o movimento abolicionista contou com o reforço heróico dos jangadeiros, liderados por Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, nosso mitológico Dragão do Mar. Em protesto ao cruel tráfico de seres humanos, Chico e seus seguidores recusaram-se a continuar embarcando escravos no porto de Fortaleza. Foi um exemplo e uma inspiração.
O jornalista José do Patrocínio tratou de divulgar a decisão solidária dos jangadeiros cearenses, e logo o Ceará passou a ser chamado de “Terra da Luz”. Políticos, advogados, artistas, escritores e intelectuais de destaque, como Joaquim Nabuco, já haviam criado, no Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, que resultou no surgimento de dezenas de grêmios semelhantes, cuja missão consistia também em arrecadar fundos para pagamento de cartas de alforria. Assim, também, o jornal O Abolicionista, de Nabuco, e a Revista Ilustrada, de Angelo Agostini, serviram de modelo para publicações antiescravagistas.
Essa história de lutas levou o Governo do Estado a instituir, em 1963, a Medalha da Abolição, que celebra o pioneirismo dos nossos abolicionistas e promove os ideais de justiça e fraternidade, homenageando cearenses e não-cearenses que tenham dado a sua contribuição para as mais diversas áreas do conhecimento humano. Já receberam a Medalha da Abolição intelectuais como o professor Antônio Martins Filho e a escritora Rachel de Queiroz; artistas como Aldemir Martins, Eleazar de Carvalho e Renato Aragão; líderes espirituais como os arcebispos Dom Aloísio Lorscheider e Dom Hélder Câmara; além de homens de visão como os industriais Edson Queiroz e José Macedo. A mais alta distinção concedida pelo Governo do Estado já foi entregue também à Academia Cearense de Letras, ao Instituto do Ceará, à Associação Cearense de Imprensa e a outras instituições ligadas ao progresso cultural, científico e educacional do Ceará.

(http://www.ceara.gov.br/pls/portal/PORTAL.wwv_media.show?p_
id=306260&p_settingssetid=290100&p_settingssiteid=213&p_siteid=213&p_
type=basetext&p_textid=306261, pesquisa em 20/10/2006)
a) O texto inicia com uma referência consternada e pesarosa à escravidão no Brasil.
b) Instituída em homenagem aos heróis abolicionistas, a Medalha da Abolição agracia personalidades e instituições que fomentam o espírito de solidariedade e igualdade.
c) A atitude libertária de Francisco José do Nascimento influenciou pessoas proeminentes da época, o que deu origem a diversas ações abolicionistas.
d) O Ceará se orgulha de ter sido precursor na luta contra a escravatura.
e) A menção ao fato de o Ceará ter sido o primeiro estado a se insurgir contra o tráfico de escravos constitui uma forma de desculpa pela mancha vergonhosa que a escravidão imprimiu na nossa história.

02 – (AFRE/SEFAZ-CE/2006) Os fragmentos transcritos abaixo em seqüência aleatória devem constituir um texto. Numere os parênteses de modo a se obter um texto com um seqüenciamento correto das idéias, além de respeitadas a coerência e a coesão textuais.

( ) Ao longo de cinqüenta anos, estudiosos de diversos centros de pesquisa peregrinaram pelas regiões mais geladas do planeta em busca de exemplares preservados do vírus da gripe espanhola.
( ) Graças aos avanços no campo da biologia molecular e ao desenvolvimento de seqüenciamento genético, foi possível reativar o vírus da gripe espanhola e descobrir, em experimento com ratos de laboratório, que o H1N1 tem poder de destruição mais alto do que se supunha.
( ) Entre setembro de 1918 e abril de 1919, 50 milhões de pessoas morreram em todo o mundo, o equivalente a 4% da população mundial de então. Só no Rio de Janeiro a gripe fez 15 mil vítimas fatais em apenas um mês, entre elas o presidente Rodrigues Alves.
( ) Pesquisadores americanos deram um grande passo na elucidação de um dos maiores enigmas da medicina do século XX – o que fez do influenza H1N1 um vírus tão letal, responsável pela pior pandemia da história, a gripe espanhola.
( ) Em 1997, no cemitério de um pequeno vilarejo do Alasca, foram encontrados fragmentos do vírus no cadáver exumado de uma senhora bastante gorda – este detalhe é importante porque o acúmulo de tecido adiposo ajudou a preservar as partículas da ação do tempo.
(Giuliana Bergamo, Letal por natureza. Veja, 18/10/2006, 117, com
adaptações)
A seqüência numérica correta é:
a) 5-4-2-3-1
b) 1-4-3-2-5
c) 3-5-2-1-4
d) 1-2-3-5-4
e) 4-5-1-3-2


03 – (TFC/CGU/2008)Assinale a opção que corresponde à única palavra ou expressão gramaticalmente correta.

Como nosso país constitui um Estado de Direito Democrático, é excusado(1) dizer que nenhuma lei ou ato normativo pode ser editado(2) se não estiver em consonância com a Constituição Federal. Por isso mesmo, se acaso editado(3) atos que violem esses princípios, o STF atuará no sentido de declarar-lhe(4) ineficaz(5) , por ofenderem a Constituição.

(Maurício Correa, “Temos o direito de sonhar”,
CB, 30/12/2007, p. 15, com alterações.)
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5


04 – (AFC/CGU/2008) Assinale o trecho do texto adaptado do Jornal do Commercio (PE), de 12/01/2008, que apresenta erro de regência.

a) Depois de um longo período em que apresentou taxas de crescimento econômico que não iam além dos 3%, o Brasil fecha o ano de 2007 com uma expansão de 5,3%, certamente a maior taxa registrada na última década.
b) Os dados ainda não são definitivos, mas tudo sugere que serão confirmados. A entidade responsável pelo estudo foi a conhecida Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).
c) Não há dúvida de que os números são bons, num momento em que atingimos um bom superávit em conta-corrente, em que se revela queda no desemprego e até se anuncia a ampliação de nossas reservas monetárias, além da descoberta de novas fontes de petróleo.
d) Mesmo assim, olhando-se para os vizinhos de continente, percebe-se que nossa performance é inferior a que foi atribuída a Argentina (8,6%) e a alguns outros países com participação menor no conjunto dos bens produzidos pela América Latina.
e) Nem é preciso olhar os exemplos da China, Índia e Rússia, com crescimento acima desses patamares. Ao conjunto inteiro da América Latina, o organismo internacional está atribuindo um crescimento médio, em 2007, de 5,6%, um pouco maior do que o do Brasil.


05 – (Comum a todos os cargos ANA/2009) Em relação ao texto abaixo, assinale a opção incorreta.
O tratamento de esgotos é fundamental para qualquer
programa de despoluição das águas. Em grande parte
das situações, a viabilidade econômica das estações
de tratamento de esgotos (ETE) é reconhecidamente
reduzida, em razão dos altos investimentos iniciais
necessários à sua construção e, em alguns casos,
dos altos custos operacionais. Por esses motivos
que mesmo os países desenvolvidos têm incentivado
financeiramente os investimentos de Prestadores de
Serviços em ETE, como os Estados Unidos e países
da Comunidade Europeia. No Brasil, o problema de
viabilidade econômica do investimento público torna-se
ainda mais agudo, devido à elevada parcela de população
de baixa renda. No entanto, vale ressaltar que a água
de qualidade também é um fator de exclusão social,
uma vez que a população de baixa renda dificilmente
tem condições de comprar água de qualidade para
beber ou até mesmo de pagar assistência médica para
remediar as doenças de veiculação hídrica, decorrentes
da ausência de saneamento básico.
(http://www.ana.gov.br/prodes/prodes.asp)

a) O emprego do sinal indicativo de crase em “à sua construção”(ℓ.6) é opcional porque é opcional a presença de artigo definido singular feminino antes de “sua”.
b) Em “torna-se”(ℓ.12), o “-se” indica sujeito indeterminado.
c) A forma verbal “têm”(ℓ. 8) está no plural porque concorda com “os países desenvolvidos”. d) Mantém-se a correção gramatical do período se a conjunção “No entanto”(ℓ.14) for substituída por qualquer uma das seguintes: Porém, Todavia,
Entretanto, Contudo.
e) Estaria gramaticalmente correta a substituição de “uma vez que”(ℓ.16) por porquanto.
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Mensagem  Lo Viana Dom Jun 14, 2009 7:00 pm

06 – (ACE/TCU/2005-2006) Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale o segmento gramaticalmente correto.

a) Juros e câmbio são fatores de peso. Mas é um erro deixar que domine as discussões econômicas. Segundo o estudo da McKinsey, os entraves macroeconômicos sobre a produtividade da máquina econômica brasileira podem ser calculados em 13%.
b) São menores do que as influências negativas da informalidade, que pode chegar a 43%. Se não se devem tomar os juros altos como um fato da vida tão imutável quanto o nascer e o pôr-do-sol, também é tolo acreditar que eles podem ser baixados por decreto.
c) Juros altos são sintomas de distorções macroeconômicas – em especial da relação entre a dívida pública e o PIB. Depende também da qualidade dessa relação.
d) A relação dívida versus PIB do Brasil é alta (mais de 50%) e sua qualidade é baixa: os vencimentos são de curto prazo.
e) Portanto, enquanto essa distorção não for atacada com cortes pesados nos gastos do poder público, os juros, mesmo em queda, será um dado da vida econômica brasileira. Como os juros tendem a valorizar a moeda, o real pode manter-se sobrevalorizado por um bom tempo.
(Adaptado de Revista Veja, 7 de dezembro de 2005.)


07 – (AFC/STN/2008) Assinale a opção em que o termo sublinhado está gramaticalmente correto.

O Brasil vem gradativamente progredindo no que diz respeito à(1) administrar o bem público. No século passado, estava arraigado à(2) comportamentos administrativos viciosos, aos quais(3) priorizavam os interesses do administrador e de quem mais lhe conveniesse(4), ficando de lado a real finalidade do serviço público, que é servir o(5) público.

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5


Leia o seguinte texto para responder às questões 08 e 09.

De fato, os jovens têm motivos para se sentirem
inseguros. Começam a vida profissional assombrados
pelos altos índices de desemprego. Quase a metade
dos desempregados nos grandes centros no Brasil é
jovem. Além da falta de experiência, há o despreparo
mesmo. Grande parte tem baixa escolaridade. O
mercado de trabalho ajuda a perpetuar a desigualdade.
Muitos jovens deixam de estudar para trabalhar.
Mas a disputa é acirrada também entre os mais
bem-preparados. A grande oferta de mão-de-obra
resulta em um processo cruel de avaliação, com testes
de conhecimentos e de raciocínio lógico, redação,
dinâmicas de grupo, entrevistas. E não é só. O jovem
deve demonstrar habilidades que muitas vezes
nem teve tempo de saber se possui ou de descobrir
como adquiri-las. Como o conhecimento hoje fica
obsoleto muito rápido, a qualificação e o potencial
comportamental é que definem um bom candidato, e
não só o preparo técnico.


08 – (Técnico Administrativo/ANEEL/2006) Avalie, como verdadeiros (V) ou falsos (F), os motivos compatíveis com aquilo que o texto considera fatores de insegurança para os jovens.
( ) A necessidade de trocar o trabalho pelos estudos faz com que muitos dos jovens que ingressam no mercado de trabalho sejam despreparados, tenham pouca experiência e baixa escolaridade.
( ) O preparo técnico – que nem todos possuem – perpetua a desigualdade social porque facilita a disputa apenas para os mais bem-preparados, tanto nos conhecimentos quanto no potencial comportamental.
( ) Os conhecimentos, o raciocínio lógico e as habilidades de redigir, avaliados nos testes e as entrevistas compõem processos de seleção que chegam a ser cruéis por causa da grande oferta de mão-de-obra.
( ) Muitas vezes, para ingressar no mercado de trabalho, o jovem candidato a um emprego não pode demonstrar certas habilidades, ou por não ter tido tempo de descobrir que as possui ou por não saber como adquiri-las.
( ) Para o conhecimento tornar-se obsoleto, as entrevistas e as dinâmicas de grupo constituem as técnicas mais reveladoras do potencial de comportamento que vai definir um bom candidato ao atual mercado de trabalho.

A seqüência correta é:

a) V F V V F
b) V V F F F
c) V F F V V
d) F F V V F
e) F V V F V


09- Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das
estruturas lingüísticas do texto.

a) A relação de sentidos entre os dois primeiros períodos sintáticos do texto permite subentender uma idéia explicativa, expressa pela conjunção Pois, antes de “Começam” (l.2).
b) Como a expressão “a metade” (l.3) pode ser considerada um sinônimo textual para 50%, a substituição daquela por esta preservaria a coerência textual e a correção gramatical.
c) A regência do verbo resultar permite a troca da preposição “em”( l.11) pela preposição de; mas, nesse caso, a relação semântica entre “oferta” (l.10) e “processo”( l.11) se inverte.
d) A função textual da oração “E não é só” (l.13) é a de fazer o leitor antecipar que, além das idéias expostas nos dois períodos sintáticos anteriores, mais problemas serão enumerados nos períodos seguintes.
e) A forma de singular em “é” (l.18) deve-se ao emprego do vocábulo “que” (l.18); pois o verbo que se flexiona de acordo com o sujeito da oração é “definem” (l.18).


10 – (AFRE/SEFAZ-CE/2006) Analise o texto abaixo e considere as seis propostas de alteração. Faça, a seguir, o que se pede.

A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará ou
simplesmente SEFAZ-Ceará, é uma das mais antigas
instituições públicas da administração estadual. Foi
criada pela Lei n. 58 de 26 de setembro de 1836 data
em que José Martiniano de Alencar – pai do escritor
cearense José de Alencar – era o Presidente da
Província do Ceará. Desde então são decorridos 170
anos de uma história institucional que se confunde
com a do próprio Estado de incontáveis serviços em
defesa dos reais interesses dos cearenses, haja vista
que muitos “cobradores de impostos e taxas”, como
são chamados os agentes do fisco, perderam a vida no
cumprimento do dever.

(Adaptado de http://www.sefaz.ce.gov.br/comunicacaosocial/sefaznot.asp#,
consulta em 20/10/2006)

Propostas de alteração da pontuação:

I) Eliminar a vírgula que está depois da palavra “Ceará” (l.2)
II) Manter apenas a inicial maiúscula da sigla(l.2). Assim: Sefaz-Ceará
III) Colocar uma vírgula antes e outra depois da expressão: de 26 de setembro de 1836 (l.4)
IV) Substituir o duplo travessão das linhas 5 e 6 por parênteses
V) Colocar vírgula depois da palavra “Estado”(l.9)
VI) Excluir as aspas da linha 11

Assinale a opção que contém apenas e tão-somente as propostas que deverão ser implementadas para tornar o texto correto.
a) I, III e V
b) I, IV, V e VI
c) II, III e V
d) III, IV e VI
e) II, IV e VI
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Mensagem  Espertinha Qui Jun 18, 2009 2:27 pm

Pessoal....
Vamos participar por aqui!!!
Esse Simulado tá o bicho....muito bom Lo Viana!!!!
Pode postar mais!!!!
1 - E
2 - C
3 - B
4 - D
5 - B
6 - C (Socorro!!)
7 - A
8 - A
9 - B
10 - A

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Mensagem  Lo Viana Dom Jun 21, 2009 9:18 am

Seque o gabarito:

1e 2c 3b 4d 5b 6d 7e 8a 9b 10a

Dúvidas?
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Mensagem  Espertinha Dom Jun 21, 2009 2:58 pm

Lo Viana escreveu:Seque o gabarito:

1e 2c 3b 4d 5b 6d 7e 8a 9b 10a

Dúvidas?

Oi Lo Viana....
Podeira comentar sobre as letras "C" e "D" da questão 6....Obrigada!!!! Tchau1

Vc já viu esse tópico?

https://atrfb.forumeiros.com/bem-vindo-f4/conversando-um-pouquinho-t28.htm

Será que Vc teria disposição para postar questões de Português todas as semanas?

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Mensagem  Lo Viana Dom Jun 21, 2009 8:57 pm

Oi Espertinha.

eu não tinha visto o tópico mas acabei de postar minha opinião lá.
Quanto às questões, pode contar comigo! :J*<:

Sobre as suas dúvidas vou dar uma lida nas questões e já posto a resposta, ok?
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Mensagem  Lo Viana Dom Jun 21, 2009 9:06 pm

Lo Viana escreveu:06 – (ACE/TCU/2005-2006) Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale o segmento gramaticalmente correto.

c) Juros altos são sintomas de distorções macroeconômicas – em especial da relação entre a dívida pública e o PIB. Depende também da qualidade dessa relação.
DEPENDE tem que concordar com JUROS ALTOS, por isso deveria estar no plural. O certo seria: Dependem também da qualidade dessa relação.

Lo Viana escreveu:d) A relação dívida versus PIB do Brasil é alta (mais de 50%) e sua qualidade é baixa: os vencimentos são de curto prazo.
Aqui eu não entendi a sua dúvida. O que exatamente vc quer que eu comente?
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Mensagem  Espertinha Dom Jun 21, 2009 9:38 pm

Desculpe era só a letra "C" mesmo..
Obrigada!!!

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Mensagem  Lo Viana Qua Jun 24, 2009 12:44 pm

Pessoal, pra nhão ficar um vácuo em Português, mando as questões fora do meu dia, excepcionalmente esta semana. Lembro que postarei sempre aos domingos!Vamos lá!


01. Está inteiramente adequada a pontuação da frase:
(A) A manifestação de bom humor do parente juiz, ficou como uma lição que o narrador disse ter aproveitado, em muitas situações de sua vida.
(B) Há certos casos, em que um juiz pode e deve valer-se de sua intuição, sem prejuízo, para a objetividade de seu julgamento.
(C) Afora o que consta em um processo, há com freqüência, uma série de fatores, que um juiz deve levar em consideração.
(D) Pensei que ele não fosse me responder, mas ele o fez, valendo-se de uma frase bem-humorada, que me valeu uma lição.
(E) O que se entende por espírito da lei, via de regra é algo que subjaz ao texto e, não, o que nele se explicita.

02. O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado numa forma do plural para preencher corretamente a lacuna da frase:
(A) ......-se (atribuir) aos fatos expostos o valor de uma verdade que nem sempre eles representam.
(B) A aplicação mecânica das leis e dos casos de jurisprudência nem sempre ...... (implicar) uma sentença justa.
(C) ...... (costumar) ocorrer, em muitos processos, que a verdade profunda de um caso permaneça camuflada.
(D) ...... (assistir) aos juízes o dever de intuir a verdade que pode estar camuflada pela linguagem de um processo.
(E) Nem sempre se ...... (levantar) num processo judicial os fatos que correspondem à verdade do caso em julgamento.

03. As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas na frase:
(A) Deduz-se do texto duas afirmações: é a minoria dos cidadão que agem com racionalidade; a formação dos adolescentes, infratores ou não, constituem um dever do Estado.
(B) Deduzem-se do texto duas afirmações: é a minoria dos cidadãos que age com racionalidade; a formação dos adolescentes, infratores ou não, constitui um dever do Estado.
(C) Deduzem-se do texto duas afirmações: a minoria dos cidadãos é quem agem com racionalidade; a formação dos adolescentes, infratores ou não, devem constituir um dos deveres do Estado.
(D) Deduz-se do texto duas afirmações: a minoria dos cidadãos age com racionalidade; cabe ao Estado cuidar da formação dos adolescentes, tratem-se de infratores ou não.
(E) Deduzem-se do texto duas afirmações: é a minoria dos cidadãos que agem com racionalidade; quanto ao Estado, estão entre os seus deveres a formação dos adolescentes, infratores ou não.

04. De acordo com as novas regras da ortografia, assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente:
(A) Assembléia, feiúra, abençoo, antessala.
(B) Assembleia, feiura, abençôo, antessala.
(C) Micro-ondas, extraoficial, paraquedas, pan-americano.
(D) Microondas, extraoficial, paraquedas, pan-americano.
(E) Micro-ondas, extraoficial, pára-quedas, pan-americano.

05. (FOLHA DIRIGIDA/SIMULADO_FCC_CAIXA/2008) O vocábulo a deveria estar grafado com o acento indicativo de crase em:
(A) Quem se preocupa com a água ajuda o planeta.
(B) O texto se refere a possibilidade de escassez de água.
(C) É centro das pesquisas dos ecologistas a preservação da água.
(D) Muitos acreditam que a abundância pode levar ao desperdício.
(E) Daqui a vários anos, talvez a água seja um problema.
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Mensagem  jeani_bs Qua Jun 24, 2009 1:36 pm

1)D
2)E
3)B
4)E (no velho e querido chultz)pale
5)B

Rolling Eyes


Última edição por jeani_bs em Qui Jun 25, 2009 4:01 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  Convidad Qua Jun 24, 2009 2:12 pm

blz lorena...ate sexta feira vou fazer. bjos

cana

Abduç

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Mensagem  Espertinha Qui Jun 25, 2009 3:59 pm

1- D
2- E
3- B
4- C
5- B

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Mensagem  Lo Viana Sex Jun 26, 2009 10:15 pm

Gabarito:

1d
2e
3b
4c
5c Nula

Retificando, a quinta foi anulada...Erro de digitação, a resposta certa é a letra b! (30/06/2009)


Última edição por Lo Viana em Ter Jun 30, 2009 9:21 am, editado 2 vez(es)
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Mensagem  Convidad Sex Jun 26, 2009 10:51 pm

D
E
B
D
B

ufa..foi rapidez..pra nao passar em branco...! bom fds a todos

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Mensagem  Convidad Ter Jun 30, 2009 8:18 am

Oi Lo, eu nao consegui entender ainda o gabarito dessa questao...vc pode me explicar... inter

Abraços!

Lo Viana escreveu:
05. (FOLHA DIRIGIDA/SIMULADO_FCC_CAIXA/2008) O vocábulo a deveria estar grafado com o acento indicativo de crase em:
(A) Quem se preocupa com a água ajuda o planeta.
(B) O texto se refere a possibilidade de escassez de água.
(C) É centro das pesquisas dos ecologistas a preservação da água.
(D) Muitos acreditam que a abundância pode levar ao desperdício.
(E) Daqui a vários anos, talvez a água seja um problema.

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Mensagem  Lo Viana Ter Jun 30, 2009 9:25 am

Cana! Bem observado....vou anular essa rsrsrs...Digitei o gabarito errado...A resposta certa é a letra B...

Já editei o gabarito na mensagem respectiva (página anterior).

Valeu!


Ainda assim, resta dúvida? Se sim, me avisa que a gente comenta!
Abraço.
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Mensagem  Convidad Ter Jun 30, 2009 12:11 pm

obrigado...agora deu um certo alivio...

Aplaudir
Lo Viana escreveu:Cana! Bem observado....vou anular essa rsrsrs...Digitei o gabarito errado...A resposta certa é a letra B...

Já editei o gabarito na mensagem respectiva (página anterior).

Valeu!


Ainda assim, resta dúvida? Se sim, me avisa que a gente comenta!
Abraço.

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Mensagem  Convidad Dom Ago 16, 2009 7:08 pm

Oi Lorena...td bem?

Bom, nessa questao 5 item B, será que a razao da virgula após "outros" não é aquele negocio de ser oração subordinada adjetiva restritiva ou explicativa...nesse caso ai nao seria explicativa, ai ta correto a virgula não é isso????

ou esta em sentido restritivo ai, ai nao precisa da virgula..??

Help

Lo Viana escreveu:Respondendo a questão 05 – simulado 7

05- Assinale a opção em que foram plenamente respeitadas as prescrições gramaticais.

b) Do ponto de vista marxista, pode-se falar, se for o caso, de uma amoralidade na produção e da NA venda dos objetos, mas não no ato da compra. O próprio produtor/vendedor, ao se tornar comprador, muda de posição intencional em relação à mercadoria. Ao produzir/vender, quer apenas lucrar; ao comprar, pode querer atingir objetivos outros, que não o lucro.


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Língua Portuguesa Empty Re: Língua Portuguesa

Mensagem  Lo Viana Seg Ago 17, 2009 12:20 am

Oi Cana, tudo em paz....

Não é nem sentido explicativo, nem restritivo...é adversativo...(vixe....rsrsrs)

Bom eu fui dar uma pesquisa porque realmente fiquei na dúvida; vê se ajuda:

Esse QUE aí é uma conjunção coordenativa adversativa. Observe que ela tem valor de MAS >>>> atingir objetivos outros, mas não o lucro. Por isso a vírgula tá certinha onde está: para isolar uma oração coordenada iniciada por uma conjunção adversativa....

Se ainda ficou escuro, fala que eu tento explicar de outra maneira, ok?

Esse negocio de período composto e funções do QUE são uma pedra no meu caminho........rs....tenho que rever melhor isso.
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Língua Portuguesa Empty Dúvida

Mensagem  Lo Viana Seg Ago 17, 2009 4:03 pm

É galerinha....se me permitem, tenho uma dúvida de português e gostaria da opinião de vcs...

No FC estamos resolvendo uma prova e fui perguntada sobre a seguinte questão:


Estão corretamente grafadas e flexionadas todas formas
verbais da frase:
(A) Por vezes, é a intuição de um juiz que intermedeia o
que está no processo e o espírito da lei.
(B) Se não se dispuser a examinar bem o caso e não se
prover da melhor intuição, poderá proceder injustamente.
(C) A intuição costuma acessorar os juízes, nos casos
mais complexos que se lhes apresentam.
(D) É freqüente que um juiz remedie uma omissão da lei
valendo-se do que lhe diz sua intuição.
(E) Caso a intuição do juiz não intervisse naquele caso,
o réu seria injustamente condenado.

O gabarito é a letra A. Questionada sobre qual o erro da letra B, eu fiquei na dúvida, então vir aqui pedir socorro.

Alguém lá rspondeu que o erro está em PROVER. O certo seria PROVESSE.
Ao que eu respondi o seguinte:realmente a alternativa não me parece errada...mas tbm não dá certo o "provesse", por divergencia de tempo, conjugação. E a única coisa que eu podia enxergar de errado, desta forma, era "dispuser"...Se considerarmos que prover está no infinitivo e não no futuro, fatalmente devemos colocar o "dispuser" no infinitivo tbm...e ficaria dispor.

Não tenho certeza, mas é a única justificativa que eu conseguir enxergar aí...o que vcs acham?
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Mensagem  Convidad Seg Ago 17, 2009 7:15 pm

Lo Viana escreveu:É galerinha....se me permitem, tenho uma dúvida de português e gostaria da opinião de vcs...

No FC estamos resolvendo uma prova e fui perguntada sobre a seguinte questão:


Estão corretamente grafadas e flexionadas todas formas
verbais da frase:
(A) Por vezes, é a intuição de um juiz que intermedeia o
que está no processo e o espírito da lei.
(B) Se não se dispuser a examinar bem o caso e não se
prover da melhor intuição, poderá proceder injustamente.
(C) A intuição costuma acessorar os juízes, nos casos
mais complexos que se lhes apresentam.
(D) É freqüente que um juiz remedie uma omissão da lei
valendo-se do que lhe diz sua intuição.
(E) Caso a intuição do juiz não intervisse naquele caso,
o réu seria injustamente condenado.

O gabarito é a letra A. Questionada sobre qual o erro da letra B, eu fiquei na dúvida, então vir aqui pedir socorro.

Alguém lá rspondeu que o erro está em PROVER. O certo seria PROVESSE.
Ao que eu respondi o seguinte:realmente a alternativa não me parece errada...mas tbm não dá certo o "provesse", por divergencia de tempo, conjugação. E a única coisa que eu podia enxergar de errado, desta forma, era "dispuser"...Se considerarmos que prover está no infinitivo e não no futuro, fatalmente devemos colocar o "dispuser" no infinitivo tbm...e ficaria dispor.

Não tenho certeza, mas é a única justificativa que eu conseguir enxergar aí...o que vcs acham?

oi Lo...acho que o erro é no verbo "prover".
Se não se dispuser a examinar bem o caso e não se prover da melhor intuição, poderá proceder injustamente.

Deveria ser provir, já que o verbo prover é conjugado como o verbo "ver". Eu entendo que como o primeiro verbo (dispuser) está no infinitivo, o verbo "prover" tb deve concordar com ele. Se eu vir Arrow Se eu provir.

Espero que ajude!!

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Mensagem  Espertinha Seg Ago 17, 2009 10:03 pm

Lo e Jo,
Estou humildemente dando a minha opinião, pois Português realmente não é minha área.

Mas a pegadinha dessa frase não seria a troca do Verbo "PROVER" para o Verbo "PROVIR".

PROVIR = PROCEDER....... Acho que é isso que a frase quer dizer.

O problema não é de tempo, pessoa, modo ou número, mas sim, troca entre esses Verbos....

Me desculpem a ignorância....só tentei ajudar!!!!

Espertinha
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Língua Portuguesa Empty Re: Língua Portuguesa

Mensagem  Lo Viana Ter Ago 18, 2009 9:45 am

Meninas, obrigada pela boa vontade.

Mas a dúvida permanece. Vou estudar melhor esse assunto....rs....Na hora da prova o importante é saber que está errado e pronto. Ou saber qual a mais certa, que é o que geralmente acontece....

Mas quando se está aprendendo, a justificativa é indispensável. Pelo menos pra mim.

Espertinha, boa sacada a sua. Mas acho que PROVIR (original) não serve aí pelo significado. Só se for PROVIR conjugado, como a Jo falou.

PROVIR = Derivar, originar-se, proceder, resultar
PROVER = dispor, ordenar, regular, fornecer, munir

Jo, DISPUSER é FUTURO DO SUBJUNTIVO. O infinitivo é que é DISPOR.

Bom, vou estudar a conjugação dos dois e ver o que eu consigo. Essa frase me tirou o sono heheheh

Mas, agradeço mesmo assim! Novos pontos de vista são sempre bem vindos!
Joia
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Língua Portuguesa Empty Re: Língua Portuguesa

Mensagem  Lo Viana Ter Ago 18, 2009 10:11 am

Gente, ACHEI!!!

AFF....Depois de ler atentamente....muuutias vezes a mesma frase...vejam onde está o maldito erro:

Se não se dispuser a examinar bem o caso e não se prover da melhor intuição, poderá proceder injustamente.

Não tem problema com DISPUSER e PROVER...ambos estão no FUTURO DO SUBJUNTIVO. O erro é que faltou o SE em proceder! O certo seria "PODER-SE-Á PROCEDER INJUSTAMENTE!


Era isso...
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